Página Inicial
Referências de Clientes
Contato
Quem somos
News
Livro de Visitas
Enquete
Fale Conosco
Regina Mitsue Design
Soroban
Lei Cidade Limpa
Marcas e Patentes


O que é soroban?

Soroban é o nome dado ao ábaco japonês, que consiste em um instrumento de cálculo.


Os objetivos do uso do soroban consistem em realizar contas com rapidez e perfeição, buscando alcançar o resultado sem desperdícios.

Começou como um simples instrumento onde eram registrados valores e realizadas operações de soma e subtração. Posteriormente foram desenvolvidas técnicas de multiplicação e divisão. Atualmente já são conhecidas técnicas para extração de raízes (quadrada e cúbica).

Desenvolver concentração, atenção, memorização, percepção, coordenação motora e cálculo mental, principalmente porque o praticante é o responsável pelos cálculos, não o instrumento

Embora a presença da calculadora eletrônica faça-se notar em tantos lugares hoje em dia (calculadoras de mesa, de bolso, em agendas eletrônicas, em relógios etc.), cada vez mais pessoas têm percebido que o exercício do pensar está sendo relegado a  segundo plano, sempre em favor da comodidade de apertar alguns botões e ter a resposta pronta, "de bandeja".

De fato, por mais que o ábaco tenha surgido em uma época sem caixas registradoras e controle computadorizado de estoque, seu valor como instrumento de exercício mental, de treino de atenção e concentração, entre outros, não entra em choque nem muito menos é ofuscado por máquinas que realizam milhões de cálculos por segundo.


O   estudo do soraban não está mais limitado á comunidade de descendentes de imigrantes japoneses. Nas escolas é crescente o interesse de não descendentes pelo soroban chegando mesmo a suplantar a demanda dos nikkeys (descendentes).








O Soroban


Soroban – Crianças/Adultos/Melhor idade

Horários : a combinar (4º feira/ 5º feira / 6º feira)

Matriculas: Abertas

Orientadora : Norma Nobuko Uehara

Fone: (11) 3857-8902

OBS: Não comercializamos Soroban. Venda restrita somente a alunos.


Prática

Como surgiu o Soroban

O primeiro divulgador de shuzan, a arte de calcular com o soroban, foi o professor Fukutaro Kato, que em 1958 publicou o primeiro livro do gênero no Brasil: "Soroban pelo Método Moderno".

Prof. Kato também fundou a Associação Cultural de Shuzan do Brasil (ACSB), que organiza campeonatos mundiais.

O soroban passou por significativas mudanças até ser obtida a configuração atual.

O instrumento de cálculo fora "importado" da China há quase 380 anos.
Ao Brasil foi trazido pelos primeiros imigrantes, em 1908, ainda em sua versão antiga, mas já modificada do original chinês; em 1953 é introduzido o soroban moderno, utilizado atualmente.

O soroban chegou no Brasil com os primeiros imigrantes japoneses, em 1908, para uso próprio. O modelo de então era o de cinco contas, que seria substituido pelo de quatro contas a partir de 1953, com os primeiros imigrantes da era pós-guerra (Segunda Guerra Mundial).

 
Top